top of page

Saudade e Dor- A Melhor


1996 marca à entrada de Assum Preto (Alagoano de Ibateguara) nos vocais do trio, após a saída de Marrom. Com a formação: Parafuso, Assum Preto e Guarabira, Os 3 do Nordeste gravam o disco "Ói Nós Aí", o qual possui aquela que, para mim, é a melhor música gravada pelo grupo. Trata-se de "Saudade e dor", também conhecida como "Mariazinha", composta por Parafuso, em parceria com o saudoso João Bosco de Soledade.


Com uma letra que aborda os principais problemas enfrentados pela população Nordestina, tais como seca, pobreza, disparidade social, a necessidade de tentar uma vida melhor na cidade grande (retirantes), trata-se de um dos mais pelos registros do cancioneiro popular Nordestino, um verdadeiro hino a resistência e a identidade do nosso povo, estando para Os 3 do Nordeste assim como Asa Branca está para Luiz Gonzaga.


Assum Preto teve a oportunidade de grava-la em disco, eternizando seu nome na música nordestina.


Deda, posteriormente, a interpretou em provavelmente todos os shows feitos pelos 3 do Nordeste, incluindo no DVD de comemoração dos 35 anos do trio, gravado no Teatro Municipal Severino Cabral (Campina Grande-PB).


LETRA DE "SAUDADE E DOR"


"A minha casa lá no pé da serra Toda caiada e cheia de fulô Eu sou um pobre que trabalha a terra Não tenho terra sou um agricultor

De tardezinha que o trabalho encerra Eu vou pra casa, pois cansado tô Mariazinha cheirosinha e bela Faz meu jantar regado a luz de vela Apaga as vela e vem pra onde eu tô

De tardezinha que o trabalho encerra Eu chego em casa, pois cansado tô Chega de noite nós dois adormece Enquanto isso a barriquinha cresce Vem por aí mais um agricultor


Em pouco tempo meu destino morre

A seca enorme me desanimou Com sede e fome meus bichinho foge Ninguém socorre esse sofredor

Me arrume os troços pra nós ir se embora Maria chora de saudade e dor Adeus terrinha vou morar na rua Fazendo verso contemplando a lua Aposentado como agricultor


De tardezinha vendo o sol se pondo Ah eu me escondo vou beber eu vô Já sei porque Mariazinha chora Ta com saudade quer que vá embora

Voltar pra serra e nós fazer amor


De tardezinha vendo o sol se pondo

Ah eu me escondo vou beber eu vô

Já sei porque Mariazinha chora

Ta com saudade quer que vá embora Morrer de fome más fazendo amor."



Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts
bottom of page