top of page

O Início

ABDIAS DOS 8 BAIXOS

JACKSON DO PANDEIRO

ANTÔNIO BARROS


Três monstros sagrados da história do forró, três Paraibanos que foram fundamentais no início da carreira do trio Os 3 do Nordeste.


José Abdias de Farias (13-Outubro-1933), natural de Taperoá-PB, conhecido como Abdias dos 8 baixos, casou-se com a cantora Marinês, gravou dezenas de LP's e foi produtor musical da gravadora CBS.

José Gomes Filho (31-Agosto-1919), natural de Alagoa Grande-PB, conhecido como Jackson do Pandeiro, considerado o Rei do ritmo. Trata-se simplesmente do segundo nome mais importante da música Nordestina.

Antônio Barros (11-Março-1930), natural de Queimadas, na época um distrito de Campina Grande, juntamente com sua esposa Cecéu, foram responsáveis por muitos sucessos do trio (Homem com H; Cabeça que não pensa; Forró em São Miquel; É Proibido Cochilar; Forró de Tamanco; Da Boca pra Fora; Por debaixo dos Panos etc).


OBS: Nos 7 primeiros discos do trio (primeira formação) Antônio Barros ou Cecéu foram responsáveis por 17 das 84 músicas lançadas ( na época, todos os discos possuíam 12 músicas). Apenas no terceiro disco "Mulher com M só" foram 8 composições do casal.


RIO DE JANEIRO- DÉCADA DE 70


Abdias, produtor da CBS, conhecia o compositor Antônio Barros desde a época que moravam em Campina Grande. Trabalhando como compositor, Antônio foi o responsável por escrever a letra de "Procurando Tu" (1970), maior sucesso do Trio Nordestino, que foi fundamental para que o grupo se transformasse na maior estrela do segmento regional da CBS. Com essa música, o Trio baiano chegou ao topo das paradas e começou a chamar a atenção dos concorrentes. Nessa época, Óseas Lopes, do Trio Mossoró, tinha acabado de assumir o cargo de diretor artístico da gravadora Copacabana. Lá chegando, uma das suas primeiras ações foi oferecer 15 mil cruzeiros para tentar convencer o Trio Nordestino a trocar a CBS pela Copacabana- e conseguiu. Abdias não gostou daquilo, que considerou uma traição do trio e comentou com Antônio Barros:

- "Ah, Antônio...eu produzi aqueles cabras, eles fizeram sucesso e agora se mandaram!"


Consolidado no cargo de diretor do segmento regional da CBS, Abdias tinha carta branca para fazer contratações e resolveu dar o troco, pra isso teve a ajuda de Jackson do Pandeiro.

Jackson fez um show no Forró 66, no bairro do Flamengo, lá prestou atenção em um dos grupos que também fizeram apresentação na casa, tratava-se do Trio Luar do Sertão. Quando os três saíram do palco, chamou-os para conversar:

- "Se eu arrumar uma gravação pra vocês na CBS, vocês aceitam?"

O trio aceitou prontamente e marcaram encontro com Abdias. Ao chegarem lá, Jackson recomendou ao homem que os aguardava:

- "Pronto, Abdias, você tava atrás de um trio pra fazer frente ao Trio Nordestino? É esse Aqui!


O TESTE:


Zé Pacheco pegou à sanfona e começou a cantar. Abdias não se convenceu, virou-se para Parafuso e disse:

- " Canta Você!"

- " Eu não sei cantar forró, só canto música romântica".

Abdias então se dirigiu a Zé Cacau e perguntou:

- " Neguinho aí canta forró?"

De imediato, Zé Cacau começou a cantar. Abdias mandou ele parar e decretou:

- " É esse aí o cantor. Com ele cantando eu gravo!"


O Trio Luar do Sertão mudou seu nome para Os 3 do Nordeste, Antônio Barros escreveu a primeira música do primeiro disco, "Forró de Tamanco" (e depois dezenas de outras), o trio conseguiu suprir a lacuna deixada pela saída do Trio Nordestino, no cash da CBS e, de quebra, tornou-se o Maior Trio de Forró do Planeta.







Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts
bottom of page